O Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Qatar, levou o primeiro lugar no prêmio World Airports Award em 2024. Nenhum brasileiro ficou no top 100.
Quem circula pelo Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Qatar, encontra spa, extensa área verde interna, hotéis de luxo e até obras de arte. O local foi eleito o melhor aeroporto do mundo em 2024 pela World Airports Award.
Em segundo lugar ficou o Aeroporto Changi de Singapura, vencedor do último ano. E, em terceiro, o Seoul Incheon, na Coreia do Sul.
Sede da Qatar Airways, o Hamad foi descrito como o complexo terminal com a melhor arquitetura do mundo e também o mais luxuoso. Além de levar o prêmio principal, o aeroporto venceu nas categorias Melhor Aeroporto para Compras do Mundo e Melhor Aeroporto do Oriente Médio.
Os vencedores são escolhidos com base em pesquisa de satisfação feita com passageiros de diversos lugares do mundo.
O Brasil não aparece no ranking dos 100 melhores do mundo.
O que o espaço oferece?
Local que recebeu torcedores de diversos países para a Copa do Mundo de 2022, o aeroporto de Hamad foi inaugurado em 2014 e substituiu o Aeroporto Internacional de Doha como o principal do país. O projeto teve investimento de mais de US$ 15 bilhões e ocupa uma área de 60 hectares.
Os atrativos para os passageiros incluem um spa, hotéis e lojas de luxo e espaços para apreciar obras de arte e ter contato com a natureza.
Um oásis no meio do terminal
Lançado em 2022 como parte de um projeto de expansão do aeroporto, o “Orchard” é um jardim tropical interno de 6 mil metros quadrados que engloba 65 das 180 opções de lojas e restaurantes do aeroporto.
A área foi projetada como um espaço de relaxamento para os viajantes e abriga espécies de árvores e plantas de diversas regiões.
Hotéis de luxo
Os passageiros que precisam de um local para se hospedar nem precisam deixar o aeroporto. Isso porque o Hamad tem dois hotéis de luxo em seu interior.
As hospedagens incluem áreas de spa e atividades de fitness, como quadras de squash e até um simulador de golfe. Tem também uma piscina aquecida e outra coberta de 25 metros de comprimento.
Museu aberto
O aeroporto também conta com obras de arte espalhadas pelos corredores criadas por artistas locais e internacionais, como Maurizio Cattelan, Keith Haring e Damien Hirst.
Para os interessados em ir além da observação, também há a opção de agendar um tour guiado pelas peças.