O acesso à educação é um dos desafios enfrentados pelas crianças e jovens que vivem em comunidades vulneráveis. À vista disso, iniciativas como as do filantropo Eloizio Gomes Afonso Durães, que desenvolveu a Fundação Gentil Afonso Durães, são cruciais para que esse público tenha a possibilidade de receber uma educação de qualidade e atrativa. Mas será que é possível mitigar os desafios educacionais da população carente? Leia para descobrir!
Quais são os desafios enfrentados por crianças em comunidades vulneráveis?
Muitas crianças, residentes de comunidades carentes, possuem diversos obstáculos que as impedem de frequentar a escola e de exercer sua infância plenamente. Fatores como a fome, falta de dinheiro ou transporte para chegar à instituição acadêmica, e a necessidade de contribuir financeiramente em casa, são alguns responsáveis por privar essas crianças de receber uma educação de qualidade.
A falta de recursos nas escolas públicas também contribui significativamente para esse vetor. Assim, o desenvolvimento de instituições filantrópicas que visam complementar o ensino público e levar o acesso a uma melhor qualidade de vida às famílias vulneráveis, como a realizada pelo empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, são essenciais para garantir a subsistência do público infantil mais desbastados.
De que forma as parcerias podem ajudar a proporcionar acesso à educação?
Dessa forma, a existência de instituições como a Fundação Gentil Afonso Durães são fundamentais para garantir às crianças pobres o pleno acesso ao ensino. Isso porque o ambiente em questão visa promover uma melhor qualidade de vida para o público infantil carente, disponibilizando oficinas de informática, aulas de reforço escolar, acesso à saúde bucal e o transporte para todos os alunos assistidos.
Além disso, o beneficente Eloiso Gomes Afonso Durães implementou em sua Fundação o Projeto Sopão, com a finalidade de suprir a fome dos alunos e suas famílias, e de todos os residentes da comunidade assistida. Portanto, para fornecer o suporte alimentar necessário, o programa distribui 3L diários de sopa de vegetais e carne, sendo complementado por ações de entrega de cestas básicas.
Quais são os benefícios de tirar as crianças da rua e inseri-las na escola?
As ações de Eloisio Gomes Afonso Durães refletem diretamente no presente e no futuro dessas famílias. Com a criação da Fundação Gentil Afonso Durães, muitas crianças foram tiradas das ruas, onde costumavam passar o tempo em que não estavam na escola, deixando-as protegidas contra os perigos presentes nesse ambiente externo. Logo, evitou-se que as famílias precisassem enfrentar desafios como a perda de seus amados filhos.
Com as crianças dentro de um ambiente seguro, que tem a finalidade de estimular seu desenvolvimento social e educacional, promovendo uma melhor qualidade de vida, a estatística de crimes contra a infância e índices de morte infantil diminuíram consideravelmente. Isso quer dizer que com as crianças fora das ruas houve uma redução nos casos de mortes acidentais (por atropelamentos), sequestros, estrupos e infanticídio.
Em conclusão, é possível afirmar que as ações desenvolvidas pelo empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, somadas a criação da Fundação Gentil Afonso Durães, são exemplos concretos de que é possível levar uma melhor qualidade de educação e de vida para as crianças carentes. Iniciativas como as do empreendedor são essenciais para garantir um desenvolvimento mais justo e igualitário da sociedade.