Close Menu
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal 0 HoraJornal 0 Hora
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Jornal 0 HoraJornal 0 Hora
Home»Brasil»Planalto e Congresso articulam “orçamento de guerra” para reconstrução do Rio Grande do Sul
Brasil maio 6, 2024

Planalto e Congresso articulam “orçamento de guerra” para reconstrução do Rio Grande do Sul

Charlotte HarrisBy Charlotte Harrismaio 6, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Palácio do Planalto e o Congresso Nacional dão início, nesta segunda-feira (6), a uma série de reuniões com lideranças partidárias para articular medidas emergenciais de auxílio na assistência e na reconstrução do Rio Grande do Sul.

O estado enfrenta uma calamidade em razão das fortes chuvas que atingem a região. Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mais de 75 pessoas morreram. Mais de 100 estão desaparecidas e mais de 170 estão feridas.

No domingo (5), após sobrevoo às áreas atingidas pelas enchentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), defenderam a adoção de “medidas fiscais extraordinárias”.

A ideia é construir um novo “orçamento de guerra”, aos moldes do que foi feito durante a pandemia, em 2020, quando o Congresso aprovou uma PEC autorizando o uso de recursos públicos fora das regras de controle fiscal para combater a doença.

Entre os deputados, as articulações devem começar já na manhã desta segunda. Lira convocou uma reunião com os líderes da Casa. O mesmo deve ocorrer entre os senadores, mas ainda não há uma data definida. A expectativa é que o presidente Pacheco promova o encontro ainda nesta semana.

“A nossa responsabilidade essa semana será de perseveração, de discussão e de rumo, para que a gente elabore uma medida totalmente extraordinária. […] Essa semana será de muita negociação, de muito trabalho no Congresso Nacional. E a resposta será dura, firme e efetiva como foi na pandemia”, disse Lira em declaração à imprensa no domingo.

Na mesma linha, Pacheco disse que, em situações “de guerra”, não há “limitações” nem “restrições legais de tempos comuns”. Ele ainda falou em buscar “soluções excepcionais e atípicas”.

“Há necessidade de retirar da prateleira e da mesa a burocracia, as travas, as limitações, para que nada falte ao Rio Grande do Sul para a sua reconstrução. Fizemos isso na pandemia, com muita altivez no âmbito do Congresso Nacional, com proposta de emenda à Constituição que apelidamos de PEC da Guerra. Inúmeras medidas legislativas excepcionais”, disse o senador.

O presidente Lula, por sua vez, que não haverá “impedimento da burocracia” para que o poder público adote medidas em nível federal para ajudar a recuperar o estado do Rio Grande do Sul.

PEC dos Desastres
Em meio às articulações, a Câmara deve instalar, na próxima quarta-feira (8), uma comissão especial para analisar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que destina 5% das emendas parlamentares individuais para o enfrentamento de desastres naturais.

Após a instalação do colegiado, a bancada do Rio Grande do Sul na Câmara deve pedir a tramitação da PEC seja acelerada. Pelo regimento interno da Casa, o texto precisa ser votado na comissão em um prazo de 40 sessões do plenário.

O plano da bancada é pedir que Lira abra sessões durante todos os dias da semana, incluindo segundas e sextas-feiras, para que o prazo de 40 sessões seja concluído rapidamente.

Vamos pedir ao Lira para que ele acelere o número de sessões, fazendo sessões na sexta e na segunda, simbólicas, para agilizar. O que pode ajudar o Congresso a viabilizar emendas é essa PEC porque ela disponibiliza ajuda imediata”, disse Bibo Nunes (PL-RS), autor da proposta.

PEC da Calamidade
Do lado do Senado, o parlamentar Alessandro Vieira (MDB-SE), deve protocolar uma proposta similar à PEC da Guerra, aprovada durante a pandemia. O texto do senador, porém, amplia o leque para que seja autorizado um regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para atender necessidades decorrentes de calamidade pública ambiental, como:

Post Views: 21
Romulo Gonçalves dos Santos
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleEx-motorista acusado de manter socialite em cárcere privado no Rio diz ter sido companheiro dela: ‘A gente dormia junto’
Next Article Militares israelenses ordenam que palestinos de Rafah deixem partes da cidade
Charlotte Harris
Charlotte Harris
  • Website

Related Posts

Brasil

Lula ainda não visitou Acre, Rondônia e Tocantins e prioriza agenda internacional em 2025

maio 19, 2025
Brasil

O Impacto da Dependência de Poucos Países nas Principais Importações do Brasil: Como Isso Afeta a Economia Nacional

abril 30, 2025
Brasil

Primeira Onda de Frio de Abril: Como o Brasil se Prepara para o Impacto Climático

abril 1, 2025
Add A Comment
Leave A Reply Cancel Reply

News

Tecnologia que recria consciência com inteligência artificial começa a se tornar realidade e desperta debates éticos

maio 19, 2025

Julgamento do golpe mobiliza STF com depoimentos de figuras-chave do governo Bolsonaro

maio 19, 2025

Descubra o que plantar em cada região do Brasil em maio para colher com sucesso no outono

maio 19, 2025

Lula ainda não visitou Acre, Rondônia e Tocantins e prioriza agenda internacional em 2025

maio 19, 2025
Jornal 0 Hora

Seu portal completo para as últimas notícias sobre tecnologia, política, Brasil e muito mais. Fique sempre informado com as informações mais relevantes do dia.

Proteja suas informações financeiras com a tokenização de cartões de crédito

setembro 20, 2024

Spotify Pode Aumentar Seus Preços no Brasil a Partir de Junho: O Que Esperar Dessa Mudança

abril 30, 2025
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Jornal 0 hora - [email protected] - tel.(11)91754-6532

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.