Celulares da Xiaomi com NFC já podem ser encontrados em diferentes linhas e faixas de preço no mercado brasileiro. A tecnologia permite que os usuários realizem pagamentos por aproximação, transferindo dados do celular para qualquer outro dispositivo receptor a curta distância. Porém, devido às restrições para transações bancárias nos smartphones da fabricante chinesa, nem sempre a ativação da função vai ser o suficiente. Para pagar usando NFC no celular Xiaomi, os usuários também devem habilitar a carteira HCE e escolher um aplicativo de pagamento padrão.
A carteira HCE é o recurso que permite que os celulares da Xiaomi funcionem como um cartão crédito ou débito e, sem que ela esteja ativada, não será possível realizar as transações financeiras. Além disso, se o consumidor faz questão de comprar um celular Xiaomi com NFC, é recomendado verificar a ficha técnica ou as configurações do modelo, para descobrir se ele realmente pode ser usado neste tipo de operação. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo sobre a tecnologia NFC em celulares Xiaomi. Confira a seguir.
A tecnologia NFC é um padrão de comunicação sem fio baseado em proximidade. A sigla vem de Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre), e o recurso é encontrado em dispositivos como celulares, tablets, consoles de jogos e outros. A transferência de dados acontece por meio de correntes elétricas, induzidas por um campo magnético próximo.
Vale ressaltar também que, apesar de trabalhar com proximidade, o NFC só funciona em distâncias bem curtas — diferente do Wi-Fi ou Bluetooth. Além disso, muitas vezes os smartphones só vão começar a comunicação a partir de um contato físico. Isso acontece para evitar gatilhos acidentais e transferências não desejadas de dados sensíveis.
As aplicações do NFC podem ser as mais variadas. A forma mais comum é realização de pagamentos por aproximação utilizando o celular como cartão. Porém, também é possível fazer transferências de dados e emparelhamento rápido com outros dispositivos, incluindo consoles de jogos (Nintendo Switch ou Nintendo 3DS) e plataformas domésticas inteligentes (Home Assistant e HomeKit, da Apple). Além disso, algumas cidades ao redor do mundo já começaram a aceitar o pagamento de transporte público com o NFC no celular. Um projeto de expansão da medida já está em implantação em todo o Brasil.
Como saber se meu celular Xiaomi tem NFC?
O NFC tem sido um recurso básico em smartphones desde que começou a ser implantado, em 2010. Porém, é comum que modelos de entrada, cujo valor costuma ser inferior, não contenham o recurso. Além disso, a disponibilização da ferramenta também costuma variar conforme o local de venda. Por exemplo, a Xiaomi costuma comercializar os smartphones sem a bobina para o NFC em mercados como a Índia, onde a adoção da tecnologia é baixa.
No Brasil, grande parte dos celulares da Xiaomi apresentam NFC. Entretanto, antes de comprar o smartphone, é recomendado consultar sua ficha técnica no site oficial da fabricante, para confirmar se o celular já vem com a tecnologia.
Também é possível descobrir se o seu celular tem suporte à tecnologia por meio das configurações do sistema. Para isso, acesse o ícone de “Configurações” e escolha “Conexões”. Em seguida, procure pela opção “NFC” e, caso ela exista, verifique se está ativada.
Como usar o NFC do celular Xiaomi?
Assim que o NFC for ativado no celular Xiaomi, o usuário já poderá utilizá-lo para transferência de dados. Acontece que alguns donos dos smartphones da fabricante encontram problemas para realizar pagamentos por aproximação devido a algumas restrições da marca. Para resolver essa questão, é preciso confirmar se o NFC está habilitado e, em seguida, baixar o aplicativo do Google Pay ou a Wallet do banco de preferência. Dentro do app, também é necessário cadastrar um cartão.
Depois, o usuário deve voltar para as configurações de conexão, tocar na opção “Wi-Fi e Redes” e rolar até a opção “Mais”. Lá, escolha “Posição do elemento de segurança” e opte por “Usar carteira HCE”. HCE é a tecnologia usada para emular um cartão de crédito ou débito nos celulares da Xiaomi. Por fim, para que o aplicativo onde os dados do cartão estão salvos sempre seja usado nos pagamentos, volte para as configurações de Wi-Fi e redes e selecione “Toque e pague”. Então, selecione “Aplicativo de pagamento padrão” e escolha o app desejado.
Tem como colocar NFC no celular Xiaomi?
De forma geral, não é possível colocar a tecnologia NFC em um celular da Xiaomi que não vem com o recurso. Isso ocorre porque a função precisa de um hardware específico de fábrica, que inclui uma antena, uma bobina e um chip para funcionar. Apesar das limitações, existem formas de executar funções NFC específicas utilizando outras alternativas.
A opção mais comum é o uso de cartões SD com NFC, os quais funcionam como uma tag NFC e permitem a transferência de dados para dispositivos habilitados para a leitura. Entretanto, tudo que ele faz é permitir que o celular leia o conteúdo do cartão sem uma conexão física. Não é possível, por exemplo, fazer transações bancárias por aproximação.