Close Menu
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal 0 HoraJornal 0 Hora
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Jornal 0 HoraJornal 0 Hora
Home»Tecnologia»Pela primeira vez na história, Brasil terá Política Nacional de Fronteiras
Tecnologia junho 4, 2024

Pela primeira vez na história, Brasil terá Política Nacional de Fronteiras

Charlotte HarrisBy Charlotte Harrisjunho 4, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Comitê formado por representantes de órgãos do governo será responsável pela articulação com a sociedade civil, além da elaboração de estratégia para toda a extensão territorial vizinha a dez países e à fronteira marítima

Brasília (DF) – Os 16,9 mil quilômetros de fronteiras terrestres no Brasil em 867 municípios passam a contar com uma atuação maior e mais integrada com estados e municípios, além de maior cooperação internacional, com a publicação, no Diário Oficial da União, do Decreto Nº 12.038, que institui a Política Nacional de Fronteiras (PNFron) e seu Comitê Nacional.

A promoção da segurança, desenvolvimento sustentável, integração regional, direitos humanos, cidadania e proteção social são os principais objetivos para a criação da política.

Um comitê formado por representantes de órgãos do governo será responsável pela articulação com a sociedade civil, além da elaboração de estratégia para toda a extensão territorial vizinha a dez países e à fronteira marítima.

A iniciativa se propõe a contribuir para um Brasil mais próspero, inclusivo e soberano, além de reforçar as fronteiras de aproximação, cooperação e integração, dar respostas à sociedade em questões de fronteiras que se refletem em todo o país e permitir a abrangência de espaços seguros, integrados, desenvolvidos e sustentáveis.

Além disso, contribuir para a integração de uma governança de políticas transversais relativas às fronteiras; e aprimorar a integração regional e a cooperação internacional.

A secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Adriana Melo, afirma que o órgão atua na faixa de fronteira há bastante tempo. “A Política Nacional de Fronteiras, que foi instituída hoje, vem corroborar a atuação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional com vistas ao desenvolvimento dessa região que é tão peculiar.

A política tem um foco muito grande nas questões de segurança e é estritamente necessária, porque um território inseguro é um território que tem dificuldade de se desenvolver e, para isso, ela está diretamente associada à nossa atuação”, disse.

Segundo a secretária, o ministro do MIDR, Waldez Góes, subscreve também esse decreto, que tem uma participação intensiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. “A governança da Política de Fronteiras é multissetorial e dialoga com diversas frentes, como os setores de educação, saúde e economia.

Os esforços são complementares e se somam em um propósito maior, que é desenvolver as fronteiras do Brasil, especialmente a fronteira oeste”, explicou Adriana Melo.

Mecanismos de cooperação

Para acompanhar a implementação e a evolução da PNFron, representantes de 25 ministérios e agências irão compor o Comitê Nacional, que terá, entre outras atribuições, coordenar a elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras e propor mecanismos de cooperação entre órgãos e entidades governamentais, o setor privado e a sociedade civil.

O Comitê também irá promover a articulação e a cooperação com foco em áreas como justiça e segurança pública; defesa, inteligência e combate aos ilícitos transnacionais; preservação do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas; desenvolvimento sustentável; turismo, esporte e cultura; e proteção aos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais nas fronteiras.

Post Views: 114
Romulo Gonçalves dos Santos
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleCármen elege combate às fake news como prioridade no TSE: “Romper cativeiro digital”
Next Article Descubra a gestão de cuidados em pacientes com doenças crônicas complexas
Charlotte Harris
Charlotte Harris
  • Website

Related Posts

Tecnologia

O Impacto da Inteligência Artificial no Cotidiano dos Estudantes: Oportunidades e Desafios

outubro 22, 2025
Tecnologia

A nova era das buscas no Brasil redefine interação digital

setembro 9, 2025
Tecnologia

Novo asfalto no Brasil promete revolucionar conservação de rodovias e reduzir custos públicos

julho 31, 2025
Add A Comment
Leave A Reply Cancel Reply

News

Erika Hilton: Uma Nova Liderança Política em São Paulo

outubro 22, 2025

Homem se Passa por Cliente e Leva 15 Peças de Loja em Shopping de Campo Grande

outubro 22, 2025

Estratégias Comprovadas para Melhorar a Qualidade do Sono e Acordar Renovado

outubro 22, 2025

O Impacto da Inteligência Artificial no Cotidiano dos Estudantes: Oportunidades e Desafios

outubro 22, 2025
Jornal 0 Hora

Seu portal completo para as últimas notícias sobre tecnologia, política, Brasil e muito mais. Fique sempre informado com as informações mais relevantes do dia.

Burnout: confira com Lawrence Aseba Tipo, como identificar os sintomas do esgotamento emocional e proteger sua saúde mental

junho 13, 2025

Contrato de namoro tem validade jurídica? Entenda o que diz a lei e evite confusões legais

julho 17, 2025
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Jornal 0 hora - [email protected] - tel.(11)91754-6532

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.